A
Importância do Brincar na Educação Infantil
É por meio da
brincadeira que a criança constrói suas aprendizagens e conhecimentos, é nesse
momento que sua imaginação se intensifica, e representa o mundo social que a
cerca, bem como as formas de comportamento que lhes são referentes.
A brincadeira é um
universo simbólico, onde a criança reconstrói e representa sua realidade e
aprende a dividir regras, é a partir daí que a criança, constrói riquíssimas relações com seus pares e juntos fazem
descobertas e adquirem novos conhecimentos.
Na brincadeira a
criança pode modificar as regras, ela inventa e reinventa situações, enfim, na
brincadeira a criança tem liberdade para agir. As dinâmicas de recreação
propiciam a espontaneidade, a desinibição, a liberdade, a integração, a
coordenação, a participação em grupo, favorecem as relações interpessoais,
auxiliam no desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal e no resgate de
valores.
As cantigas e
brincadeiras de roda, músicas, parlendas, mímicas permitem a expansão da
criatividade, desenvolve a atenção, a aproximação entre as pessoas, o conhecimento
e a valorização da cultura, a expressão oral e a audição.
Ao brincar de
faz-de-conta, a criança procura reorganizar suas situações psicológicas, por
meio da representação ela resolve seus conflitos internos, desenvolve confiança
e se tornam mais independentes dos pais e adultos.
A Importância do Brincar na Educação Infantil. Autoras: Natali Alves Barros Lira e Juliana de Alcântara Silveira Rubio. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 – 2014. Disponível em: http://www.uninove.br/marketing/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Natali.pdf.
BERÇÁRIO III
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