sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.

Quando uma criança inicia sua vida escolar, encontra um mundo todo novo, com  influências, ideias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. 
O ingresso das crianças na instituição pode criar ansiedade tanto para elas e para seus pais como para o professor. As reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo de adaptação. Toda criança, seja qual for sua história e sua idade, terá que enfrentar o primeiro dia de aula e esta experiência acarreta ansiedade e insegurança. Afastar-se do aconchego do lar e enfrentar o desconhecido significa um grande salto na vida de qualquer criança. 
O ingresso na Educação Infantil e na vida escolar representa um passo muito grande em direção à independência. Esta é uma fase que exigirá um período de adaptação.  O processo de adaptação, portanto, inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer de toda a vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos.
A função da instituição de Educação Infantil e dos profissionais é de receber a criança e acolher sua singularidade, enfim, apresentar-se como um ambiente seguro e estimulante. O professor deve ser o mediador principal no contexto da adaptação escolar, não deixando a sala de aula cair na rotina ao mesmo tempo em que ganha à confiança das crianças e familiares. A adaptação é um processo continuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento para todos. 

Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2496_1090.pdf. Imagem: internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário