A peteca é um brinquedo criado pelos índios brasileiros. No entanto, acabou evoluindo na forma e nas regras até se tornar um esporte.
História
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, ela foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.
http://escola.britannica.com.br/article/483458/peteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário